A maior dádiva que podemos dar a alguém é nossa presença verdadeira. Um menino que conheço ouviu de seu pai: "O que você quer de aniversário?" O menino hesitou. O pai era rico e podia lhe dar o que pedisse. Mas passava tanto tempo ganhando dinheiro que quase nunca estava com a família. Por isso, o menino respondeu: "Pai, eu quero você!" A mensagem era clara. Se amamos alguém, temos que ofertar nossa presença verdadeira a essa pessoa. Quando damos esse presente, recebemos ao mesmo tempo o presente da alegria. Aprenda a oferecer sua presença verdadeira através da meditação. Inspirando conscientemente, promova a união do corpo e da mente. "Querido, estou aqui para você" é um mantra a ser repetido quando praticar essa perfeição.
Thich Nhat Hanh
Muitas das vezes enchemos nossos filhos ou outras pessoas queridas de "coisas" para que eles fiquem entretidos e não nos demande. É mais fácil dar "coisas" do que nos doarmos (considero que quem dá quer retorno, quem doa deixa ir). Se nem para nós nos damos, usualmente ficamos iguais à zumbis sentado em frete a uma televisão deixando o tempo passar até a hora do sono, e mecanicamente a vida vai passando ...
ResponderExcluirRecentemente, em uma palestra, ouvi a seguinte história:
ResponderExcluirTrata-se aqui de uma carta escrita por uma criança, onde ela afirmava o desejo de ser uma TV. Como a TV ficava no lugar de honra da sala, como todos dedicavam várias horas de seu dia para ela e que todos prestavam-lhe uma profunda atenção e dedicação, ela transbordou nesse desejo toda sua carência.
Essa história foi contado no colégio de minha filha, e me causou profundo e sincero impacto.