sexta-feira, 30 de março de 2012

CURSO DE EXTENÇÃO E APROFUNDAMENTO EM YOGA E MEDITAÇÃO


Círculo de Estudos

Devoção

A devoção verdadeira consiste em oferecer todos os seus pensamentos e ações a Deus e ansiar por Sua graça. A devoção confinada a um breve período, a uma sala de adoração (Pooja) ou templo não é devoção verdadeira. Durante esse tempo, a devoção parece avolumar-se dentro de você e você se sente em paz, mas, uma vez fora, a paz é perdida e a raiva toma seu lugar. Isso não pode ser chamado de devoção. A Devoção (Bhakti) foi descrita como um estado de não-separação com Deus. Apesar de tempo, espaço ou circunstância, há que se sentir a proximidade a Deus – que é a Devoção. A devoção verdadeira transcende as limitações impostas pelas rotinas diárias de alguém e as suas obrigações da vida.

Disciplina

Pela disciplina espiritual você pode corrigir suas faltas, desenvolver suas boas qualidades e, assim, assegurar paz para si, para sua sociedade e seu país. Cada um de vocês tem o tremendo poder do Atma (espírito) dentro de si. Alguns são capazes de utilizar esse poder, outros apenas sabem que ele existe e alguns ignoram o método de ativá-lo, ou mesmo sua existência. Esse poder surgirá em tempo, através de inabalável disciplina espiritual.

Desapego

O homem tem que abandonar a busca de objetos sensoriais, se ele procura obter paz e alegria duradouras. A riqueza material traz não somente alegria, mas também tristeza. O acúmulo de riquezas e a multiplicação de desejos conduzem somente à alternância entre alegria e tristeza. O apego é, igualmente, a causa da alegria e da tristeza; o desapego é o salvador. Sinta que sua família, sua casa e suas posses são, todas, propriedades do Senhor, e que você é apenas o administrador.

Determinação

Mova-se na direção da luz, e a sombra ficará atrás; afaste-se da luz, e você terá que seguir sua própria sombra. A cada momento, caminhe um passo para mais perto do Senhor e, então, a ilusão (a sombra) ficará atrás e não o enganará de maneira alguma. Seja firme e determinado. Não cometa um erro, ou dê um passo errado, e se arrependa mais tarde. É melhor tomar a decisão correta primeiro do que lamentar o erro cometido.

Discernimento

O discernimento é extremamente essencial na vida. Pode-se perguntar “isso é bom ou ruim?” e “é certo ou errado?” Devemos aceitar o bom e descartar o mau. Não é suficiente que o discernimento seja praticado apenas para objetos físicos. Devemos usar o discernimento em nossa visão – no que vemos. Devemos mostrar o discernimento em nossas palavras, no que escutamos, nos nossos pensamentos e, naturalmente, nas nossas ações e no nosso comportamento. Só então a palavra “discernimento” ganhará significado.
ENSINAMENTOS DE SATHYA SAI BABA
(Retirados do site www.sathyasai.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário