sexta-feira, 24 de agosto de 2012


Curso de Extensão e Aprofundamento em Yoga e Meditação

Coordenação: Professor Carlos Henrique Viard Junior

Círculo de Estudo – Tema: Karma Yoga

Um homem comum transforma-se em um grande sábio ao se engajar no serviço altruísta. Verdadeiramente falando, o mérito que pode ser obtido do serviço não pode ser alcançado mesmo com a prática de austeridades rigorosas. O serviço torna os seres humanos mais próximos uns dos outros, e promove afeto e amizade. Sem os sentimentos de amizade e amor ao próximo, não se pode obter intimidade com o Senhor. Instale em seu coração o sentimento de que o serviço que presta a seu próximo é serviço a Deus.

Não há disciplina que se iguale ao serviço desinteressado ao próximo, para superar o ego e preencher o coração com alegria genuína. Censurar tal serviço como sendo degradante ou inferior é abdicar desses benefícios. Se uma onda de serviço varresse a Terra, cativando todos com seu entusiasmo, ela seria capaz de limpar as montanhas de ódio, maldade e cobiça que infestam o mundo. Sintonizem seus corações, de modo que eles vibrem em empatia com as adversidades e as alegrias da humanidade. Preencham o mundo com amor.

Ao prestar serviço, a pessoa não deveria ter qualquer pensamento sobre si mesma. Ela deveria apenas considerar como pode prestar um bom serviço como uma oferenda ao Divino. A pessoa deveria notar a diferença entre Karma (ação) e Karma Yoga (ação como disciplina espiritual). A atividade habitual é motivada pelo interesse pessoal ou pelo desejo de alcançar algum objetivo. Em Karma Yoga, a ação é desprovida de desejo. O carma comum é a causa do nascimento, da morte e do renascimento, enquanto Karma Yoga leva à independência do nascimento. Você deveria considerar todo serviço como uma forma de Karma Yoga, servindo sem qualquer expectativa de recompensa e sem nem mesmo o sentimento de que está ‘servindo’ aos outros. Qualquer serviço feito a qualquer pessoa é, realmente, um serviço ao Divino.



Ensinamentos de Bhagavan Sri Sathya Sai Baba (www.sathyasai.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário