Quem sou? De onde Vim? Para onde vou? Perguntas que originam muitos sistemas filosóficos e dão margem para um infinito número de entendimentos.
O buscador espiritual, certamente, não pode deixar estas perguntas de lado. E acredito que as duas ultimas serão automaticamente respondidas quando tivermos a resposta para a primeira.
Enquanto buscamos através de práticas, reflexões, rituais e etc. as respostas para estas perguntas nos defrontamos com nossa vida cotidiana, que muitas vezes entra em conflito com esta busca.
No meu ponto de vista todos temos um ideal comum que é a felicidade. Enquanto é realmente difícil responder as perguntas que iniciam este texto, talvez nem mesmo exista uma resposta que possa ser dita e escrita, podemos refletir de forma objetiva sobre a felicidade.
E os mestres espirituais, que conheço e admiro, me trazem grande conforto e tranqüilidade quando afirmam que a busca pela felicidade, "verdadeira felicidade", quando levada a sério e orientada por alguém que é verdadeiramente feliz deve nos levar a uma profunda e reveladora experiência.
Grandes Seres que por aqui passaram nos ensinam hoje e sempre ser a paz e a felicidade nossa própria natureza. Temos estas sementes dentro de nós e da mesma forma que a transformação de uma semente em árvore depende de seu plantio e cultivo adequados, para que nosso potencial venha à tona temos que preparar o campo para ele.
O nome deste campo é mente humana. Sabemos que a felicidade e a paz tem muito mais relação com nosso estado mental-emocional do que com os acontecimentos no plano físico.
Logo, se a felicidade verdadeira (aquela que não está atrelada a condições) faz parte de nossa real identidade, quando conseguimos encontrá-la, creio que de alguma maneira encontramos a nós mesmos.
Então, viver a vida pode tornar-se uma experiência maravilhosa, um aprendizado divino. Examinando como surgem os estados mentais-emocionais durante nosso caminhar, aprendendo a lidar com eles, verificando suas conseqüências e desenvolvendo a habilidade de escolher e produzir bons pensamentos, iremos cultivar saúde, viver em paz e experiênciar quem somos.
Para que possamos viver esta experiência temos que caminhar, temos que realizar, temos que nos aprimorar, errar e acertar, lembrando-nos da meta nunca desesperar. Tenhamos paciência, na hora certa o coração irá falar e o amor se revelar.
Que todos os seres, de todos os mundos, sejam felizes!
Carlos Henrique Viard Junior
Nenhum comentário:
Postar um comentário