"O passado é história, o futuro é mistério, o presente é divino, por isso se chama presente." Vemos aqui que o presente é divino e, por isso, ele se chama presente. Estar consciente do momento presente é estar vivo e experimentar que a vida é plena de paz e felicidade. Quando, conscientes e sabiamente, deixamos o passado para trás e não nos preocupamos com o futuro, nossas mentes se aquietam, relacionamo-nos com a vida do jeito que ela é. E saberemos, por experiência direta, que ela é um presente de Deus. Deus mostra-se para nós no momento presente. Que presente poderia ser maior que a consciência eterna de Deus? Consciência eterna, pois o momento presente é eterno. O presente não tem início e não tem fim. É sempre presente! E sendo o presente sempre abençoado pela paz e felicidade divinas, acessamos, no momento presente, paz e felicidade eternas. Que presente poderia ser superior a esse? Por isso, o tempo que Deus nos oferece se chama presente. Ele, eternamente, nos presenteia.
Tudo que mais desejamos, nesta existência, é a felicidade plena e permanente. por que a desejamos? Nós a desejamos por ignorá-la como essência de toda existência. Por que a ignoramos? Nós a ignoramos por não conseguirmos manter nossas mentes no momento presente. Quando conseguirmos isso, estaremos conscientes dessa felicidade. Por que não conseguimos manter nossas mentes no momento presente? Porque ela, automaticamente, movimenta-se para o passado e para o futuro sem nosso consentimento. Em verdade, enquanto isso está acontecendo, estamos inconscientes de nós mesmos. Fora do momento presente, nossa consciência adormece. Passamos a sonhar, e , geralmente, nossos sonhos são bem aflitivos.
Então o que fazer? Reconhecer que passado e futuro são apenas ideias surgidas em nossas mentes. Não têm realidade; a vida não pode acontecer neles. Reconhecer que, quando identificados com eles, perdemos o presente, perdemos a vida. Essencialmente, somos felizes. Instintivamente, vivemos buscando felicidade, mas parece que nunca a encontramos de forma definitiva. É assim porque a procuramos onde ela não pode ser encontrada. A própria natureza de passado e futuro sugere essa impossibilidade, pois para existir um, deve existir o outro. Havendo passado e futuro, nada pode ser permanente."
Trecho do livro: Yoga, Inspirando paz. Expirando Amor


Nenhum comentário:
Postar um comentário