segunda-feira, 1 de outubro de 2012


WORKSHOP

Ásanas e Pranayamas

Compreendendo e Praticando

Dia 06 de outubro – das 8h às 18h
Facilitador: Carlos Henrique Viard Junior



Ásana: “postura do corpo que seja bastante estável e cômoda, permitindo o meditador permanecer longo tempo imóvel, sem fadiga e sem desconforto, a ponto de não mais sentir seu físico. Agem terapêutica e corretivamente sobre todos os sistemas, órgãos, tecidos e funções orgânicas”. Menciona que os ásanas eliminam os comuns distúrbios que o corpo físico causa à mente; além disso, otimizam a circulação energética (prânica) porque atuam sobre os nadis (canais sutis), limpando-os, desobstruindo-os, e sobre os chakras (centros psíquicos e energéticos), ativando-os.
A finalidade principal do ásana é sempre de natureza mental: “vencendo a inquietude e a fragilidade da mente, facilitam a concentração criando condições de administrá-la”. No entanto, as conseqüências benéficas sobre o “soma”, ou corpo, não são menos profundas. Tanto no psíquico como no físico, os ásanas melhoram os que praticam. Apesar de parecer simplesmente uma atitude do corpo, é uma expressão do homem holístico, manifestando-o em todos os seus níveis: no corpo, no pensamento, na emoção, na ação, no corpo sutil e no espírito.
Etimologicamente, a palavra sânscrita pranayama significa domínio (yama) sobre o prana. A maioria dos autores conceitua como a suspensão voluntária do alento, isto é, do prana, e é o objetivo comum que todos eles apontam para os vários exercícios respiratórios, constituído o “ abre-te sésamo” para a trascendência e a libertação.
O curso oferecerá:

Prática de ásanas, Pranayamas e Meditações.

Palestras sobre o tema.

Vivências em grupo.

Círculo de Estudos.

 
Local: Espaço Levemente

Rua Lopes Trovão, 52/504 Icaraí - Niterói

 
Informações e Inscrições:
yoganiteroi@gmail.com / (21) 8801-6594

Nenhum comentário:

Postar um comentário