segunda-feira, 21 de abril de 2014

Conheça, Veja!


Ouço frequentemente a seguinte pergunta: “Você acredita em Deus?”. Quando a ouço, indago-me se Deus está interessado em que eu acredite n’Ele. Sinceramente, acho que não está. Penso que esteja “interessado” em que eu O conheça. Como posso acreditar em algo ou alguém que não conheço? 

Mas, raramente, quase nunca, ouço a pergunta: “Você já conhece Deus?”. Essa pergunta chega a causar estranheza para muitos e embaraço para outros. Se você parar para refletir com sinceridade, qual será sua resposta? Conhece-O ou não O conhece? 

Se responder que O conhece, pergunto-lhe, então, se já venceu o medo, a ansiedade, a tristeza, a inquietude, a raiva, a dúvida, o egoísmo, uma vez que, estando consciente do Onipresente, Onipotente e Onisciente, que é por você, não poderia mais ser afetado por esses sintomas de ignorância espiritual. Se é afetado por eles, tem de admitir que ainda não O conhece. Mas, se responder que O conhece, se realmente viver de acordo com o estar consciente d’Ele, você, como certamente sabe, realizou a meta da vida humana. 

Dizer que acredito em Deus e, ao mesmo tempo, dizer que não conheço Deus é, no mínimo, estranho. Como acreditar em algo que não conheço? Em que ou em quem acredito? 

Estamos diante de um dilema. A tendência de nosso ego é fugir dele. Não permita que isso aconteça. Estamos na Páscoa, tempo em que devemos lembrar-nos da possibilidade da dissolução do ego e do despertar da Consciência do Cristo. 

Encare sua verdade interna, seja ela qual for. Caso se sinta desiludido, dê Graças a Deus, pois desilusão significa o fim da ilusão, e fim da ilusão significa o despertar da Verdade. Não se envergonhe em perceber o quanto sua fé está mais de acordo com sua imaginação do que com sua compreensão. E também como o seu discurso (sobre Deus) anda em desacordo com o seu percurso. Não fique envergonhado! Aceite, assuma sua condição tal como ela é. 

Enquanto mentir para si mesmo, nunca abrirá espaço interno para a Verdade. Quando, porém, encarar todas as contradições que sustentou até hoje e começar a incomodar-se com elas, buscará a solução para esse divino incômodo. 

Buscará conhecer Deus. Conhecendo Deus poderá acreditar n’Ele. Faça-se sempre a pergunta: “Como fazer para conhecer Deus?”. Essa pergunta trará as respostas que o levarão até Ele. 
“Conheça a Verdade e ela o libertará”. “Felizes os puros de coração, porque verão a Deus”. São ensinamentos do Mestre e Senhor Jesus.

Conheça! Veja! 


Texto: Carlos Henrique Viard Junior 
Revisão e acréscimos: Eraldo Amay

Nenhum comentário:

Postar um comentário