segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Dia Internacional da Não-Violência: 30 de janeiro



Neste dia 30 de janeiro comemora-se o Dia Internacional da Não-Violência, data estabelecida pela ONU em referência ao dia do assassinato de Mahatma Gandhi, líder espiritual e um dos principais pacifistas do século XX. O conceito de não-violência, ou ahimsa, é um dos yamas, os princípios éticos e morais da Yoga, e se popularizou no mundo ocidental a partir das ações promovidas por Gandhi.

A ahimsa, ou não-violência, é um dos passos essenciais da Yoga para aqueles que buscam a autorrealização. Assim como os outros yamas, a não-violência deve guiar os pensamentos, palavras e ações dos praticantes de Yoga. Para além da simples ideia de “não matar”, o conceito remete a um comportamento que evita prejuízos e situações destrutivas a todos os seres do mundo, e também promove o amor e a paz entre todos os viventes.

Encontre sua paz

Mas onde e como encontrar forças para promover a paz através de pensamentos, palavras e ações, num mundo onde os comportamentos violentos se multiplicam e são até mesmo apreciados entre as pessoas? O professor de Yoga, escritor e coordenador do Espaço Hermógenes de Niterói, Carlos Henrique Viard Jr., ressalta que a solução está dentro de cada um de nós.

No livro “Yoga: Inspirando Paz, Expirando Amor”, Carlos Henrique mostra que é impossível encontrar a consciência de paz num mundo onde tudo é impermanente. Somente buscando nossa Luz interior, por meio da Yoga, meditação, atenção plena, e outras ações de autoconhecimento, é que poderemos encontrar a verdadeira pacificação dos nossos comportamentos.

“Ao encontrar a paz dentro de nós mesmos, podemos sair e levar a paz para o ‘lado de fora’. Transformando-nos em pacificadores. Poderemos entender por experiência própria a célebre frase de Gandhi: ‘Não existe caminho para a paz, a paz é o caminho’”, destaca Carlos Henrique em seu livro.


Descubra a sua paz interior e promova a ahimsa! Viva a Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário