quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Três atitudes poderosas para manter sua paz interior

Manter a tranquilidade nos dias atuais não é uma tarefa fácil. O ritmo acelerado da rotina, o grande volume de informações recebidos por diversos dispositivos a cada minuto, a competitividade e a autocobrança tornam o encontro com a paz interior um dos maiores desafios para a maioria das pessoas. 

Para superar esse desafio e alcançar o equilíbrio e a calma, a prática de yoga é uma grande aliada. Para Carlos Henrique Viard Jr., coordenador o Espaço Hermógenes de Niterói e estudioso da yoga, manter a paz e a felicidade faz parte do processo de autoconhecimento e, por isso, exige atitudes efetivas, que podem ser resumidas em três:

1. Manter-se no momento presente. 
Viver no “aqui e agora” é manter o foco nos acontecimentos sem lamentações passadas ou preocupações futuras. Quem vive “o agora” ocupa-se dos momentos vividos de forma equilibrada, estimulando a própria coragem para agir diante das demandas da vida. O momento presente é uma fonte infindável de aprendizados, crescimento e, principalmente, paz.  Quando se entende isso, é possível, inclusive, estar plenamente contente, independentemente da situação que se vive. “Assim, temos clareza e energia para compreender melhor as situações e pessoas, tomar as melhores decisões e agir de acordo com elas”, ressalta Carlos Henrique. 

2. Aceitação
A paz também vem da atitude de aceitação diante das situações. Acolher a vida sem relutar diante dos acontecimentos poupa energia para que se promova transformação e renovação, com clareza e segurança. Assim, também é possível aprender com as adversidades e seguir ativamente em paz. Segundo Carlos Henrique, a aceitação não é sinônimo de passividade. “As coisas são como são. Não aceitar as coisas como são é gerar um conflito que só pode cessar quando vem a aceitação. Mas, isto não significa não fazer nada, ficar de braços cruzados. Se a situação adversa pode ser transformada, podemos e devemos agir para transformá-la”, diz.

3. Ter fé.
Seja qual for o ‘tipo’ de fé, ela é uma atitude potente para manter a paz interior. O sagrado que há em cada pessoa possui uma inteligência que a maioria dos humanos não é capaz de conceber e, por isso, a entrega e a confiança são fundamentais. “Quando não fugimos do agora e buscamos aceitá-lo da maneira como ele acontece, estamos nos alinhando com os desígnios da Consciência Superior, estamos alinhando a consciência humana com a Divina. Assim, poderemos sentir em qualquer condição e situação o Amor de Deus nos amparando e protegendo”, finaliza Carlos Henrique. 

Encontre sua paz interior e seja feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário